Dicas e Curiosidades

Sabonetes Artesanais

A glicerina é um umectante. Uma molécula de glicerina é criada para cada três moléculas de sabão. Os fabricantes de sabonetes comerciais retiram a glicerina do sabonete e a revendem para a indústria de cosméticos e farmacêuticas. No Sabonete Artesanal é naturalmente formada e permanece no sabonete. O Sabonete Artesanal é naturalmente mais macio, quando tocado suavemente você deverá sentir a sua delicadeza. Pode-se perceber que quando ele é fresco, o sabonete absorve a umidade do ar em pequenas gotas que deixam a sua superfície úmida.
Os sabonetes comercialmente vendidos são na verdade detergentes sintéticos. Em comparação, o Sabonete Artesanal é a forma pura e verdadeira do sabonete.
Fazer sabonete é uma arte, o sabonete artesanal é macio, rico, envolvente e calmante. Sua espuma é densa e penetrante, ela deixa uma película emoliente na pele tornando-a macia e sensual. Os sabonetes artesanais não contêm detergentes sintéticos nem os conservantes encontrados nos sabonetes comerciais. O uso dessas cargas tem como objetivo prolongar seu prazo de conservação nas prateleiras das lojas. Dos sabonetes comerciais é retirada a glicerina natural, proveniente do próprio processo de fabricação de sabões, roubando do consumidor todos os seus benefícios.
A glicerina é um derivado de componentes graxos que elimina a agressividade causada à pele presente nos sabonetes comuns. Usado desde a cosmética antiga, permanecendo até hoje, como elemento de uso obrigatório nas formulações que proporcionam profunda ação hidratante.


Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia



Alguns tratamentos para os diversos tipos de pele no inverno: 

Pele seca:
 Limpeza da face: Evitar sabonetes. Podem ser usados cremes de limpeza ou a própria água pura. 
Manhã: Usar na face um gel de Vitamina C que tem características hidratantes antes de um filtro solar. Quase todo filtro cremoso com FPS acima de 45 tem esta característica, porque para incorporarem tão grande quantidade de q
uímica têm que ter um veículo oleoso. A própria matéria prima já é oleosa. 
Noite: É sempre recomendado o uso, na face, de ácido retinóico ou glicólico na forma de creme. Nunca usar solução alcóolica que vai ressecar ainda mais. Podem ser associados hidratantes em cima desses ácidos a base de lactato de amônia, adenin (é um fito hormônio que fortalece a pele, dando-lhe maior brilho e viçosidade) e mais modernamente para mulheres na época da menopausa usamos cremes à base de isoflavona. 
Oral: Em todos tipos de pele é sempre bom associar anti oxidantes orais, para prevenir o envelhecimento geral do organismo. 
Corpo: Sugerimos um óleo de amêndoas ou glicerina passados no corpo todo antes do banho, de modo que a água não chegue a desengordurar totalmente a pele, protegendo-a do efeito desidratante dos sabonetes. Após o banho, completar a hidratação com cremes a base de uréia, lactato de sódio ou amônia, silicone, óleo de amêndoas etc. 

Pele oleosa: 
Limpeza: pode ser feita com sabonetes neutros, como de glicerina, Dove ou de criança. 
Manhã: Devem sempre ser usados filtros solares não oleosos (oil free, não comedogênico ou em gel), para evitar que eles entrem dentro do poro, entupindo a glândula, não deixando o óleo natural sair, causando cravos e espinhas. Sempre antes, passar um Gel de Vitamina C, que é potente anti-oxidante e clareador da pele. 
Noite: São peles muito propensas à acne, portanto mais do que em nenhum tipo de pele deve ser usado um acido retinóico, isotretinoína ou adapaleno. Como nesta época a pele fica mais ressecada, podem ser usados na forma de loção cremosa oil free ou gel. Evitar usar soluções quando a pele ainda não está acostumada. Podem ser usados também hidratantes suaves oil free a base de uréia ou lactato de amônia. 
Corpo: Os banhos devem ser rápidos, o mais frio tolerável e usar sabonete só nas regiões axilares e genitais. Após o banho, usar loção cremosa hidratante leve a base de uréia, lactato de sódio ou amônia, óleo de amêndoas ou silicone. 

Pele normal e mista: 
Na parte central da face, deve-se usar produtos para pele oleosa e nas regiões laterais e olhos produtos para pele seca.
Crianças: Por terem a pele muito sensível, devem ser tratadas com muito cuidado, evitando-se sempre banhos longos, usando-se hidratantes naturais sem perfume e sem corantes para evitar alergia. 
É comprovado cientificamente que, para a síntese de Vitamina D em crianças, é suficiente 10 minutos de sol diário, e o uso de filtros solares sempre deixam passar um pouco de ultra violeta. Por isso, bebezinhos devem ser protegidos do sol. O câncer de pele, as manchas brancas ou escuras dependem de efeito cumulativo do sol de muitos anos, e este sol em excesso que tomamos nos primeiros anos de vida são as principais causas.
Portanto, vamos hidratar e proteger do sol nossas crianças. O filtros têm que ser mais aderentes, a prova d´água e a substância química menos alergênica, para evitar dos olhos arderem e dar alergia. Atualmente são muito usadas barreiras físicas, que são produtos inertes a base de óxido de zinco e dióxido de titânio micronizado

Nenhum comentário:

Postar um comentário